visitante

outubro 03, 2010

Ambientes.





(Consuelo Antunes - coordenadora pedagógica)

curiosidades sobre alguns animais

Peixe - em geral os machos são mais coloridos que as fêmeas e quando querem conquistá-las fazem danças muito bonitas com vários movimentos. A descarga do peixe-elétrico pode chegar a 600 Volts.

Pepino do mar - para se desvencilhar de seus predadores é capaz de soltar seu tubo digestivo na água e fugir.

Pererecas - elas apresentam nas pontas de seus dedos ventosas adesivas que lhes permitem subir em árvores.

Tartaruga - a da espécie Marion chega a viver mais de 150 anos.

Rã - algumas apresentam um veneno tão poderoso que pode matar um ser humano em poucos minutos. Este veneno é usado por caçadores na s pontas de dardos.

Polvo - são animais muito inteligentes capazes inclusive de distinguir objetos pela forma e assim escapam das mais perigosas armadilhas com seu sifão propulsor.

Vaga Lume - ele brilha graças a oxidação de uma substâncias combustível produzida pelo próprio animal e que se chama luciferina.


  DivulgaçãoProteus anguinus É um anfíbio cego muito comum em águas subterrâneas de cavernas no sul da Europa. Vive exclusivamente em lugares sem luz, é também conhecido pelos habitantes da região como peixe humano por causa da cor de sua pele. Apesar dos olhos atrofiados, seu olfato e audição são muito desenvolvidos.


Editora Globo
 Tremoctopus violaceus Também conhecido como polvo de véu, a fêmea desta espécie é 40.000 vezes mais pesada do que o macho. Enquanto ela mede até dois metros de comprimento, ele chega aos míseros 2,4 cm. A fêmea costuma estender seu véu quando ameaçada para parecer maior e mais assustadora do que já é.
 
Editora Globo
Centrolenidae As rãs desta família são caracterizadas pela pele quase transparente. Vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul. Também conhecida como rã de vidro, quase todos os seus órgãos são aparentes.
 

Editora Globo
Psychrolutes marcidus O blobfish, ou o peixe mais feio do mundo, é raramente encontrado vivo. Habitante das águas profundas do mar da Austrália e Tasmânia, tem consistência gelatinosa e densidade levemente menor que a da água, assim é quase levado por ela e usa pouco seus músculos flácidos.

Editora Globo
ArchaeidaeUma família de aranhas com que só come outras aranhas. A forma estranha, composta por pescoço e pinças alongadas ajuda na caçada. Conhecidas como aranhas assassinas ou pelicanos, são encontradas na Austrália, Madagascar e África do Sul.
 
Editora Globo
SternoptychidaeEsta família de peixe habita quase todos os oceanos, menos os de água mais gelada. Como proteus e blobfish, também vive em ambientes escuros. Conta com órgãos produtores de luz dos lados para enganar predadores.
 
Editora Globo
Kiwa hirsuta Este caranguejo peludo é coberto, na verdade por cerdas semelhantes às de camarões. Ele usa suas cerdas para filtrar a água ao seu redor. Cego e incolor, também vive na escuridão.
 

Editora Globo
Phycodurus eques Este dragão marinho é um peixe que vive disfarçado de alga. Vive na Austrália flutuando em águas superficiais. Por ser muito camuflado, caça por emboscada. Atualmente encontra-se ameaçado.
 
Editora Globo
Uroplatus phantasticus Mais conhecida como lagartixa satânica com cauda de folha, a espécie acima é natural da ilha de Madagascar. Mas, como vários animais da região, corre risco de ser extinta por causa da destruição de seu habitat e caça feita por colecionadores. A lagartixa usa sua aparência para camuflagem e, apesar do olhar satânico, só se alimenta de insetos.


Editora Globo
Hemeroplanes cartepillar Parece, mas não é cobra. Trata-se de uma lagarta pouco conhecida e dificilmente avistada que vive nas florestas úmidas do México e América Central. Normalmente ela n”ao tem essa aparência assustadora, mas, quando é ameaçada, ganha as cores e o formato de uma cobra. Além de mimetizar cores, olhos e o formato da cobra, a lagarta simula ataques – inofensivos, já que ela não é venenosa. Esta lagarta fantasiada de cobra está muito ameaçada de extinção por causa do desmatamento.
Sabe de mais...comente.
Abraço ecológico.
Consuelo Antunes - coordenadora pedagógica

imagens de alguns animais em seus habitat...

Louva-deus    
  Borboleta
Besouro     
   Gafanhoto
Taturana     
  Pulga
Joaninha     
  Hermitão
Caranguejo   
Siri                            
 Camarão      
 Lepa
Aranha         
 Escorpião
Lacraia        
  Piolho de cobra
Água viva     
 Hydra
Coral                     
 Anêmona
Estrela do mar
 Serpente do mar
Lírio do mar    
 Pepino do mar
Ouriço do mar   
 Caracol
Lesma            
 Ostra
Polvo          
 Marisco
Lula            
 Esponja
  Divulgação
Pequeno crustáceo descoberto na costa da Angola em 2006, em uma profundidade de 5.400 metros, também foi achado no sul do Atlântico e no Oceno Pacífico. Os cientistas ainda não descobriram como o pequeno animal (Ceratonotus steiningeri) consegue sobreviver em locais tão diferentes.

Editora Globo
Vigtorniella, verme encontrado nas carcaças de uma baleia no fundo do mar, a uma profundidade de 925 metros na baía de Sagami, no Japão.
Editora Globo
Este caracol do gênero Alviniconcha é o único exemplar de sua espécie já descoberto e foi encontrado no litoral do Japão.
Editora Globo
No sul das Filipinas, cientistas encontraram a espécie Aequorea macrodactyla de água-viva;

Editora Globo
Este caranguejo é tão incomum que os pesquisadores decidiram que ele deveria pertencer a uma família inteiramente nova, a Kiwaidae, e a um gênero novo, o Kiwa, nomeado com inspiração de deuses da Polinésia.


Consuelo Antunes - coordenadora pedagógicaíLírio do m

livro: capa preta com letras vermelhas: alguns animais em extinção

Fotos animais ameaçados de extinçãoChita
demônio da TazmâniaDiabo da Tasmânia
Animais em de risco extinçãoLêmure (em liberdade apenas em Madagascar)
lagarto
Lagarto gigante da espécie Gallotia auaritae, está seriamente ameaçada de extinção.
lince
Lince Ibérico –  pelo menos 1.141 das 5.487 espécies de mamíferos terrestres estão ameaçadas de extinção
anfibioOs anfíbios também enfrentam a  “crise”. Foto rara do sapo Incilius holdridgei, que não é observado desde 1986
Sengi Sengi, ele habita a Tanzânia
cavalo selvagemCavalo selvagem  na Mongólia
jacaréCrocodilo fotografado em Cuba
cavalo selvagemFoca
ferrerFerret
aranhaAranha da espécie Poecilotheria hanumavilasumica
caranguejoCaranguejo da espécie Afrithelphusa Monodos
macaquinhoO Mico Top Algodão (Saguinus Édipo); o primata é encontrado apenas no noroeste da Colômbia.  Estima-se que resta uma população de apenas 6000 indivíduos
macaco pygathrix Gray-Shanked Douc Langur (Pygathrix cinerea), região central do Vietnã, aproximadamente entre 550 a 700 indivíduos
animal em extinçãoCercopithecus l’hoesti seu habitat é nas florestas de Ruanda na República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda. Ele está na lista de animal “vulnerável” devido a caça e perda de seu habitat
lemure Diademed Sifaka (Propithecus diadema), região leste da Madagascar; espécie ameaçada principalmente devido às queimadas para práticas agrícolas, extração madeireira e a caça para costume alimentar
animal em extinção Lutung (Trachypithecus germaini)
micoDelacour’s Langur (Trachypithecus delacouri)
mico em extinçãoKirk’s Red Colobus (Procolobus kirkii)
macacos  Qinling Golden Snub-Nosed Monkey (Rhinopithecus roxellana qinlingensis) - risco devido à abertura de estradas
macaco em risco de extinção Tonkin Snub-Nosed Monkey  (Rhinopithecus avunculus) - tem no  máximo de 200 indivíduos
gibão Gibão Amarelo (Nomascus gabriellae) - caçado para uso de estimação, virando comércio e com fonte de alimentação
macaco em extinçãoVarecia Preto-e-branco (Varecia variegata) - criticamente ameaçada”  devido a perda de seu habitat devido a agricultura e queimadas, a exploração de madeira e mineração.



Consuelo Antunes