visitante

setembro 23, 2010

CAVALO E MAGRELA 005 1 - CAVALO E MAGRELA 005 1CAVALO E MAGRELA 003 1 - CAVALO E MAGRELA 003 1 http://onda-animal.com.br/IMGs/Fotos/08_05_23ShowShow1.jpg

PROTEÇÃO À FAUNA

     Acredita-se que o país com maior diversidade no Planeta seja o Brasil.
     Entende-se por fauna os animais domesticados pelo homem e os animais selvagens que são conhecidos como animais selváticos, isto é, animais que não dependem do ser humano para sobreviver e procriar, vivem livres em seu habitat.
     E a fauna (animais) é de fundamental importância no equilíbrio dos ecossistemas. Os elementos que a formam e ela mesma, complementam a biodiversidade e este é um dos aspectos de suma importância para a formação do meio ambiente, que equilibrado é um bem da população e essencial à qualidade de vida, nos termos do art. 225 da Constituição Federal, donde conclui-se de que a fauna enquanto componente do meio ambiente é considerada um bem ambiental.
      Isto não significa ser um patrimônio com significado de propriedade do Poder Público, mas com caráter de uso comum da população. E a sua proteção pode ser feita através de medidas  administrativa e legal.
           E quais as diferenças básicas entre animais silvestres ou  selvagens e domésticos? Animais selvagens são os animais que vivem ou nascem em um ecossistema natural - como florestas, rios e oceanos. São classificados em animais domésticos aqueles que não mais habitam em ambientes naturais e tiveram seu comportamento alterado pelo convívio com seres humanos.
     Alguns fatores que tornam a fauna tão importante podem ser:
·         Muitos animais são disseminadores de sementes que precisam passar por seu trato intestinal, isto sem considerar que todos os animias são excelentes agentes adubadores;
·         Têm sua função na cadeia alimentar, equilibrando os ecossistemas em geral, pois muitos animais são de suma importância à existência da flora, pois são elo de procriação, como por exemplo o caso de insetos como as borboletas.
     E quais atitudes humanas estão transformando estes ambientes?
     Maus tratos aos animais são considerados crimes ambientais e devem ser denunciados em uma delegacia de polícia ou ao ministério público que deverá investigar.  Esta denúncia está legitimada no Art. 32 da Lei Federal nº 9605 de 1998.
     Casos que envolvam animais silvestres podem ser denunciados à Polícia Florestal, onde houver, e ao IBAMA.
     E ter um animal silvestre brasileiro em cativeiro é crime, como por exemplo:  macacos, papagaios, araras e curiós. Salvo casos em que haja necessidade de cuidados.
     O que dizer sobre estas pessoas que maltratam animais...
     Denuncie, eles, os animais merecem viver felizes.
     
     
    



    
    
    
  





P9240168 - P9240168
 

4aja
     



Consuelo Antunes - coordenadora pedagógica

setembro 22, 2010

Meio ambiente e cidadania

Dia mundial sem carro
Pondera-se que o exercício "legal" de nossa cidadania em respeito ao Meio Ambiente complementa para a melhoria da qualidade de vida em inúmeros aspectos urbanos. Então devemos nos educar para respeitar às normas de condutas no trânsito.
A respeito do Brasil, este pertence ao grupo de países em que há maior número de vítimas em acidentes de trânsito. E alguns estudiosos sustentam que estes acidentes são repercussões da violência social nos grandes centros urbanos, pois indivíduos transpõem suas ansiedades, descontentamentos, de forma a interferir suas atitudes enquanto condutor de veículos ou não em vias de trânsito.
Fato é que de forma direta interferem no meio ambiente através de várias formas de poluir (principais gases produzidos pelos automóveis: CO, HC, NO, PB, SO2, AA; o mais conhecido é o CO pela quantidade produzida e pelos efeitos sobre a saúde humana, pois aspirar este gás causa tonturas, vertigens e pode até matar por asfixia, o mais perigoso é que o ser humano não percebe porque o monóxido é incolor, inodor e insípido), provocando um encadeamento de atitudes permissivas ao bom convivio humano e de interação com o meio ambiente, isto é, com o seu conjunto de característitcas físicas, sociais e culturais em que estas atuam sobre todo e qualquer organismo vivo.
Também conclui-se que veículos, indústrias e refinarias são um dos principais agentes poluidores do mundo e responsáveis pela poluição do ar nas grandes cidades, pois a grande maioria utiliza motores de combustão interna alimentado por combustíveis originários do petróleo o que contribui para grandes males à saúde e agravam o efeito estufa.
Sabe-se que a solução parece ser difícil, mas não se pode descartar possibilidades em mitigar estas questões.
Outros fatores que transportes rodoviários possam causar poluição no ar pode ser causa de: atrito dos pneus com o asfalto, pela evaporação do óleio do cárter, pela evaporação do combustível do tanque e do combustível que vai para o sistema de alimentação do motor.
Sugestões de alguns cuidados básicos para minimizar este fator poluente

  • Manter o motor bem regulado proporciona economia de combustível e evita a emissão excessiva de gases nocivos na atmosfera

  • não esquentar demais o motor do carro em locais fechados pois contamina o ar

  • A tampa do resevatório do combustível deverá ser mantida fechada para evitar lançamento de vapores de combustível no meio ambiente, atendendo à resolução Nº18 de 1986 do CONAMA

  • Trocar o óleo lubrificante em lugar especializado para evitar desperdício e a poluição por óleio; este poderá ser reciclado industrialmente e aproveitado para outros fins

  • outros...
Dia mundial sem carro, mais que um fator econômico, é um ato de inteligência, pois proporciona um contato mais próximo e pode ser até que diferente entre as pessoas, gera economia e o principal, pratica-se boas maneiras para o seu habitat. O ser humano é o único ser que degrada o seu próprio habitat. Reflita sobre estas atitudes e participe de nossas atividades.
Acesse http://www.energymarcon.com.br/ e atualize-se.
Abraço ecológico.
bicicleta enquanto meio de transporte diário



Consuelo Antunes/coordenadora pedagógica Energy marcon

Aniversário das Árvores

Aniversário das Árvores
21 de Setembro

O nosso Planeta enfrenta sérios problemas de caráter ambiental como por exemplo o desmatamento de florestas naturais e a poluição do ar, processos que provocam a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.
Este desmatamento pode ocorrer por meio de corte de árvores ou por queimadas, prática que coloca em risco ecossistemas importantíssimos, além de comprometer a existência de coberturas vegetais mais restritas.
A exploração desenfreada que satisfaz interesses econômicos e os índices altos de consumo faz sofrer a todos. Nós, seres humanos dependemos desses ecossistemas para sobreviver de inúmeras formas:  respiração, alimentação entre outros.
Pense, mas sem precisar parar...respirar com dificuldade, não ter aquela fruta saborosa para sobremesa, falta sombra para caminhar, a foto da paisagem ficou vazia...
Participe do nosso Torneio QUEIMADO CONTRA QUEIMADAS e aproveite a oportunidade de valorizar esta bela criatura que aniversaria hoje:  a árvore.
Acesse WWW.ENERGYMARCON.COM.BR, leia o regulamento e inscreva-se.
Abraço ecológico.
 
 Copaíba (Copaifera langsdorfii)

Floração da Sapucaia (Lecythis pisonis)
Cutieira (Joannesia princeps)
Oiti (Licania tomentosa)
Ipê rosa (Tabebuia pentaphylla ou Tabebuia rosea)
    09roxin.jpg (40159 bytes)
Pau Brasil (Caesalpinia echinata)
Ipê amarelo da mata (Handroanthus serratifolius)
CarobaCaroba
http://www.traderscity.com/board/userpix17/16945-soapnut-shells-sapindus-mukorossi-organic-soapnuts-1.jpgSapindus saponaria
    fotoSapucaia (em extinção)
    Senna multijuga
    Podem continuar a respirar...elas ainda existem...



    Consuelo Antunes - coordenadora pedagógica