visitante

setembro 22, 2010

Meio ambiente e cidadania

Dia mundial sem carro
Pondera-se que o exercício "legal" de nossa cidadania em respeito ao Meio Ambiente complementa para a melhoria da qualidade de vida em inúmeros aspectos urbanos. Então devemos nos educar para respeitar às normas de condutas no trânsito.
A respeito do Brasil, este pertence ao grupo de países em que há maior número de vítimas em acidentes de trânsito. E alguns estudiosos sustentam que estes acidentes são repercussões da violência social nos grandes centros urbanos, pois indivíduos transpõem suas ansiedades, descontentamentos, de forma a interferir suas atitudes enquanto condutor de veículos ou não em vias de trânsito.
Fato é que de forma direta interferem no meio ambiente através de várias formas de poluir (principais gases produzidos pelos automóveis: CO, HC, NO, PB, SO2, AA; o mais conhecido é o CO pela quantidade produzida e pelos efeitos sobre a saúde humana, pois aspirar este gás causa tonturas, vertigens e pode até matar por asfixia, o mais perigoso é que o ser humano não percebe porque o monóxido é incolor, inodor e insípido), provocando um encadeamento de atitudes permissivas ao bom convivio humano e de interação com o meio ambiente, isto é, com o seu conjunto de característitcas físicas, sociais e culturais em que estas atuam sobre todo e qualquer organismo vivo.
Também conclui-se que veículos, indústrias e refinarias são um dos principais agentes poluidores do mundo e responsáveis pela poluição do ar nas grandes cidades, pois a grande maioria utiliza motores de combustão interna alimentado por combustíveis originários do petróleo o que contribui para grandes males à saúde e agravam o efeito estufa.
Sabe-se que a solução parece ser difícil, mas não se pode descartar possibilidades em mitigar estas questões.
Outros fatores que transportes rodoviários possam causar poluição no ar pode ser causa de: atrito dos pneus com o asfalto, pela evaporação do óleio do cárter, pela evaporação do combustível do tanque e do combustível que vai para o sistema de alimentação do motor.
Sugestões de alguns cuidados básicos para minimizar este fator poluente

  • Manter o motor bem regulado proporciona economia de combustível e evita a emissão excessiva de gases nocivos na atmosfera

  • não esquentar demais o motor do carro em locais fechados pois contamina o ar

  • A tampa do resevatório do combustível deverá ser mantida fechada para evitar lançamento de vapores de combustível no meio ambiente, atendendo à resolução Nº18 de 1986 do CONAMA

  • Trocar o óleo lubrificante em lugar especializado para evitar desperdício e a poluição por óleio; este poderá ser reciclado industrialmente e aproveitado para outros fins

  • outros...
Dia mundial sem carro, mais que um fator econômico, é um ato de inteligência, pois proporciona um contato mais próximo e pode ser até que diferente entre as pessoas, gera economia e o principal, pratica-se boas maneiras para o seu habitat. O ser humano é o único ser que degrada o seu próprio habitat. Reflita sobre estas atitudes e participe de nossas atividades.
Acesse http://www.energymarcon.com.br/ e atualize-se.
Abraço ecológico.
bicicleta enquanto meio de transporte diário



Consuelo Antunes/coordenadora pedagógica Energy marcon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome:
data de nascimento:
instituição:
nacionalidade:
comentário:
e-mail: