visitante

julho 21, 2011



Dia17 de Junho é o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Visto que a desertificação afeta cerca de 1/3 da superfície terrestre e mais de 1 bilhão de pessoas este é, sem dúvida, um tema premente que deve ser tratado todos os dias e todos os anos.
Nas zonas temperadas e tropicais são necessários cerca de 200 a 1.000 anos - dependendo do clima e do solo - para se renovarem 2,54 cm da camada superior do solo. O solo é originado por fenômenos essencialmente biológicos além dos fenômenos físico-químicos.
A manutenção da produtividade dos solos e a diminuição da desertificação tem relação direta com nossos padrões de consumo e hábitos. Por isso, poupe água! Use os solos de acordo com as suas aptidões, utilizando as culturas que mais se adequem. Faça rotações e use leguminosas que enriquecem os solos . Plante segundo as curvas de nível para evitar a erosão. Use sebes para diminuir a erosão eólica e proteja a vegetação de incêndios e queimadas.
Devemos assumir a preocupação com a qualidade do solo. Observamos frequentemente processos habitacionais áreas de encostas, áreas de inundação e áreas especialmente protegidas. O setor industrial, ainda hoje, possui empreendimentos que processam, estocam e liberam substâncias químicas no solo.
Será o solo é de fato meramente  propriedade individual? Uma vez que tenha sido esgotado, quem há de pagar ou arcar com a perda de qualidade do solo?

CÓDIGO FLORESTAL

HORA DO PLANETA 2010-VIGÍLIA ENERGYMARCON LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Trailer de Home Nosso Planeta, Nossa Casa

julho 17, 2011

FLORESTAS
                Preservar florestas é garantir a vida!
         A degradação ambiental ameaça a todo o tempo as florestas por todo o mundo. Falta gerenciamento, já que a invasão humana tornou-se inevitável.
 









(Fonte: IBGE)

Algumas causas são:
o    queimadas de extensas áreas para a prática de agricultura e pecuária
o    expansão dos centros urbanos
o    construção de estradas
o    comercialização de madeira
o    extrativismo de inúmeras espécies de interesse econômico

TIPOS DE FLORESTAS

(Fonte:  IBGE)

Observação:  As florestas tropicais representam 50% da biodiversidade do mundo. Em torno de cinqüenta anos não teremos mais florestas tropicais.
     Lembrar: Mata não é só mato. Quando perdemos uma floresta perdemos fauna e flora. A destruição das florestas atinge também fatores climáticos, pois elas têm importante função na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.
     Avaliando a diversidade biológica, o nosso país tem uma situação singular perante o mundo: um terço da biodiversidade mundial está no Brasil.

Rio Amazonas

   Bioma de Floresta Temperada Úmida no Parque Nacional Olympic, um bom exemplo deste bioma no Noroeste da América do Norte.
Coníferas – Taiga. Este bioma está presente nas regiões norte da Rússia, norte da Europa e Canadá.

As coníferas Floresta 

O SER HUMANO FEZ O PLANETA PERDER METADE DE SUAS FLORESTAS!
flores da floresta Floresta
  Imagem da NASA - Mostra o trecho em que o Rio Solimões converge com o Rio Negro para formar o Rio Amazonas.

textEnergy

12 de Julho
HOMENAGEM AO ENGENHEIRO FLORESTAL
            A profissão de engenheiro florestal é reconhecida por Lei sob o Parecer nº 2.709/76 – Decreto nº 78.631 de 27/10/1976, e tem um vasto campo para atuação, como trabalhar em órgãos públicos e empresas do setor privado, atuar em instituições de ensino superior, assim como de pesquisa.
            Seus estudos acadêmicos abordam questões básicas, correlatas e profissionais, com base em ciências biológicas, e, ciências exatas e humanas, ética e ecologia, estatística descritiva, noções de amostragem, termodinâmica, mecânica, genética, bioquímica, microbiologia, botânica, ecologia geral e florestal, antropologia, sociologia, legislação florestal, ecologia humana, topografia, manejo e conservação de solos florestais, incêndios florestais, implantação de florestas, sistemas agroflorestais, hidrologia florestal, conservação florestal, entre outras, que garantem aprendizado em ecossistemas florestais e as realidades socioeconômicas, levantando conhecimentos em maquinaria e processos de transformações industriais a partir de recursos florestais.
Um engenheiro florestal exerce a função de estudar e elaborar projetos para preservação de recursos renováveis, florestais, para a conservação de ecossistemas, prevenindo, e recuperando o desgaste causado por fatores antrópicos, visando encontrar um modo adequado de aproveitar os recursos florestais com menor impacto ambiental possível, podendo planejar e executar obras e serviços em engenharia rural para construções com finalidades florestais, com aproveitamento racional em florestas e reflorestamento, objetivando manejo e melhora de florestas naturais e plantadas; podendo atuar também em áreas relacionadas à ecologia e defesa sanitária, organização e desenvolvimento de pesquisas para preservar e conservar reservas naturais, parques, e promover atividades educativas integradas à sua área de formação e atuação.
Observação:  Segundo o IBAMA, a exploração florestal só poderá ser realizada em florestas submetidas aos planos de manejo florestal, que é uma forma de administração aplicada às florestas, devendo respeitar os ecossistemas se desenvolvendo de modo ecologicamente sustentável e economicamente justa.