visitante

setembro 23, 2011

Moving Planet

Sábado, 24 de setembro de 2011, uma grande ação acontecerá no Rio de Janeiro.

Esse evento faz parte do dia global de ação Moving Planet e é apenas uma das milhares de ações acontecendo pelo mundo. Você não pode perder!
...
O QUE: Vamos executar a primeira passagem da tocha ECOlímpica pela cidade, mostrando que o Rio pode inspirar o mundo, não só pelos megaeventos, mas também através de megacompromissos com a diminuição da emissão de carbono. A demanda é pela execução das primeiras Olimpíadas Carbono Zero da história e pela melhoria geral da infraestrutura dos transportes coletivos e alternativos do estado

A passagem da tocha ECOlímpica começará em São Conrado (10h, onde as asa-deltas descem) e incluirá asa-delta, bicicleta, pé, skate, monociclo, cadeira de roda, patins, e remo (pela campeã do mundo Fabiana Beltrame), antes de ser recebida por todos nós na Praça XV.

Venha para Praça XV de bicicleta, skate, patins, cadeira de roda, ou a pé. Venha com seus amigos, vizinhos, tios, e professores! Depois da passagem, na Cinelândia, vamos trocar idéias, tocar música, fazer arte e tirar uma foto aérea com todos os participantes, comemorando o nosso clima e um movimento mundial a favor de energias limpas. VISTA-SE DE AZUL OU BRANCO!

QUANDO e ONDE: Praça XV, 13h - Ponto de encontro para carregarmos a tocha até Cinelandia!

Cinelândia, 14h para curtir a feira!

O QUE TRAZER: Se vista de azul ou branco, assim vai facilitar uma foto aérea bacana! Leve bicicleta, skate, patins! Água! Alegria e motivação!

Alguns parceiros: Movimento Zeitgeist, Cidades em Transição, Bichinho do Mato, Minhocário Arborium, Colégio Franco Brasileiro, Casa do Tambor, DJ Montano, Secretaria do Meio Ambiente, Aldeia SOS, Greenpeace, Ciclophonica, Direitos Animais.

Esperamos por vocês sábado! Juntos nós ajudaremos a mover o planeta para além dos combustíveis fósseis!

Até lá!

setembro 22, 2011

DIA MUNDIAL SEM CARRO

REFLEXÃO PARA O DIA MUNDIAL SEM CARRO
Conforme matéria publicada no site Nossa São Paulo EM 2008, o diesel produzido pela Petrobrás é um dos piores do mundo e contribui para piorar a qualidade de vida dos brasileiros. O enxofre é uma substância é altamente cancerígena, e é responsável pela morte de 3 mil pessoas por anos somente na capital paulista.
A Resolução CONAMA 315/2002 dispõe sobre a segunda fase Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) previa queem janeiro de 2009, os fabricantes de veículos deveriam fornecer modelos que funcionassem com diesel 50 ppm.
Na Europa, a concentração permitida é de 10 ppm.
Em 2008, petrolíferas e montadoras pressionaram o governo federal por maisprazo para a adoção das medidas tendo conseguido adiá-las para 2012.
Segundo Paulo Saldiva (2008) 23, a poluição do ar deve provocar até 2012 a morte de mais de 14 mil pessoas .
A Petrobras iniciou em 2009 o processo de fornecimento do diesel S-50 apenas
para frotas de ônibus.

setembro 21, 2011

Ár-vore...

‎21 de setembro. Dia da árvore. A primeira comemoração da "Festa das Árvores" foi idealizada por João Pedro Cardoso e Alberto Leofgren. O evento aconteceu na cidade de Araras, em São Paulo, no dia 7 de junho de 1902. O objetivo desta comemoração era o de promover a festa ,incentivar a plantação e a conservação do meio-ambiente. Em 1965, instituiu-se em Território Nacional a através do decreto presidencial 55.795, a Festa Anual das Árvores. Em razão das diferenças fisiográfico-climáticas brasileiras, o evento é festejado tanto na última semana do mês de março, no Norte e Nordeste, quanto na semana iniciada em 21 de setembro, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste.

setembro 20, 2011

setembro 19, 2011

Encontro Verde das Américas


"GREENMEETING 2011"
XI Encontro Verde das Américas

Data:  20, 21 e 22 de setembro de 2011.
Local:
Museu Nacional da República, Esplanada dos Ministérios, Brasília DF - Brasil

"O Encontro foca um novo modelo de desenvolvimento sustentável proposto pela Conferencia da ONU, RIO +20 que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012, ao mesmo tempo que faz um convite para que a sociedade, governos e empresas se engajem nesse processo de mobilização participativa. É o fórum adequado para expor preocupações e apresentar sugestões que aprimorem as diretrizes econômicas no sentido da busca do desenvolvimento sócio-ambiental e econômico. As discussões abordadas no Encontro vão subsidiar a proposta que o Greenmeeting irá apresentar na RIO + 20."

"O objetivo do XI Encontro Verde das Américas, também chamado de Greenmeeting, é buscar soluções para os problemas ambientais locais e globais, com discussões concretas e objetivas, envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade, do Brasil e do exterior. Ampliar o seu alcance e democratizar as discussões para além dos segmentos governamentais, técnicos e acadêmicos, trazendo à luz as experiências bem sucedidas que permitam a sua aplicação em áreas com problemas similares."




"O Prêmio Verde das Américas 2011, a ser entregue na abertura solene do Encontro, será o resultado de observações e pesquisas de âmbito internacional, para homenagear personalidades e instituições que têm, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento e a preservação ambiental do planeta. Apenas uma personalidade ou instituição em cada categoria, receberá o Prêmio."



 CARTA VERDE DAS AMÉRICAS"Após a realização do Encontro, como é de costume, a Comissão Organizadora emitirá um documento, reiterando e reafirmando os princípios que nortearão este fórum, denominando-o como Carta Verde das Américas 2011, para que seja enviada às autoridades competentes do Brasil, das Américas e dos demais continentes, bem como a organismos e conferências internacionais, com reivindicações e recomendações, nas áreas sócio-ambientais e econômica."

 
Divulgam propostas que objetivam melhorar a qualidade de vida em nível sócio-ambiental e econômico, porém aguardamos que dentre estas propostas ocorram adequações, reorganizações e efetivo comprometimento entre autoridades e sociedade civil em respeito à Vida, em qualquer que seja o "ambiente".